Armário cápsula dá certo para gorda?

Armário cápsula plus size

Há alguns meses a Gabi me convidou para o grupo “Em busca do armário cápsula“, que ela criou no Facebook. A partir daí fui aprendendo mais e mais sobre o assunto. E para começar vou explicar o que é para vocês:

O que é o armário-cápsula, afinal?

O armário-cápsula é um método que busca um maior autoconhecimento e, consequentemente, menos consumismo. Consiste em criar uma base de roupas versáteis e que amamos e complementar com outras peças mais atuais, que combinem com o clima. (Gabi Barbosa)

Quem quiser saber mais sobre os conceitos de armário cápsula, entra no grupo pelo link. Mas a proposta também é estabelecer um número fixo de peças para cada estação (fala-se muito em 40 peças), doando ou vendendo o que não usa mais e guardando as peças que são de outra estação a parte, pode ser numa mala ou caixa no guarda -roupas. Assim você só se foca naquelas 40 peças e usa a criatividade para fazer combinações diferentes e versáteis aproveitando tudo e usando tudo.

Mas a grande questão é: armário cápsula dá certo para gordas? Ah Helena, é claro que dá, é a mesma coisa, não tem diferença nenhuma. Bom gente, sinto dizer que tem sim, e muitas, mas a boa notícia é que dá sim para montar um armário cápsula plus size bonito e funcional, é só a gente adaptar para essas diferenças:

  • Primeiro que a maioria de nós, principalmente as mulheres que vestem acima do 50, não tem roupa barata à disposição, e quem veste acima do 56 não encontra nem cara nem barata, tem que mandar fazer. Por isso, o armário dessas meninas acabam já sendo uma cápsula de forma definitiva. Nesse caso o AC viria a ser útil mesmo como uma forma de trabalhar a criatividade, investir em acessórios e combinações para não ficar sempre igual.

“Eu não acho interessante se apegar a esse conceito de que armário cápsula precisa ser montado por estação, principalmente no meu caso, moro em Salvador e aqui a gente tem “verão” e “verão com casaquinho”, que é quando chove ou rola um friozinho mixuruca, rs. Acho essa ideia de fazer por estação pouco adaptável pro meu caso. Pensei em fazer um AC pro ano todo, e sei que muitas meninas aqui do Brasil estão começando a fazer assim também. As vezes parece que só pessoas muito consumistas “precisam” fazer armário cápsula, mas nem sempre é esse o caso, acho que pra mim foi mais um processo de autoconhecimento mesmo, de parar de comprar por impulso e parar de comprar coisas das mais variadas, tentar fazer mais com menos e ter uma certa coerência no armário.” (Leíse Filgueiras)

  • Nossas roupas costumam desgastar mais rápido, principalmente em áreas de atrito, como entre as coxas e debaixo dos braços. Por isso, se o número de calças de um AC convencional são 4 calças para um período de uma estação (3/4 meses), no AC Plus Size é melhor ter pelo menos mais uma calça, principalmente se você for uma pessoa que usa muito. Pois a gente sabe, que as nossas calças jeans tem vida útil muito menor, principalmente se não intercalarmos o uso. E isso vale para camisetas e sapatos também, pois entram nessa da vida útil menor.

Armário cápsula dá certo para gorda

  • Mais peças de sobreposição: um detalhe muito importante é que muitas minas gordas que eu conheço curtem uma sobreposição, no meu caso e no de muitas delas os motivos são; gordas com look muito básico é vista como desleixada (absurdo, mas é), e sim, ainda temos o complexo de exibir o braço roliço ou as dobrinhas nas costas. É tudo uma questão de preconceito e insegurança com o corpo? Talvez em parte! Mas por isso tudo, temos que acrescentar ao AC Plus size pelo menos mais umas duas camisas e dois casacos/cardigãs para sobreposição de camisetas.
  • Também é importante transpor a barreira do gorda pode isso e não pode aquilo: a nossa criatividade ao nos vestirmos sempre foi muito podada por essas regras ridículas que nos impomos e que outras pessoas também pressionam. Conheço meninas gordas que só usam roupa escura, ou que não usam nada curto, estampado, listrado… todos esses NÃOS que sempre nos foram enfiados goela abaixo, prejudicaram e prejudicam muito na hora da gente ousar, tentar ser versátil no nosso modo de vestir e fazer combinações.

Tô desenvolvendo meu estilo nesses últimos tempos e acho SUPER possível viver com 40 peças de roupa. O Slow fashion é mara pra pensar nisso. O maior problema pra mim é achar peças do meu tamanho que sejam básicas pq a imensa maioria de roupas plus size sempre tem um brilho, estampa ou aplicação horrível que não combina com quase nada. (Beatriz Lima)

  • Outra situação muito importante a se considerar é a questão do consumismo. Mulheres gordas só recentemente passaram a ter mais opções de roupas modernas, tendências e até mesmo roupas clássicas como um bom jeans. Há 5 anos não se sonhava com moda bonita plus size, daí que agora que começamos a engatinhar e ter um leque maior de estilos para desfilarmos por aí, vem as magras que já deitam e rolam nas tendências e falam: ai que consumista, para com isso! Meu, a gente roda o shopping, as ruas e a internet toda atrás de uma boa calça jeans que não custe os olhos da cara, daí encontra e quer comprar 10 de uma vez pra garantir, não tem jeito. 😀
  • Um outro princípio do Armário Cápsula, é procurar investir em peças de boa qualidade mais caras, e menos em peças baratinhas e quase descartáveis. Essas peças de qualidade superior são mais caras no manequim padrão, no manequim plus size o fast fashion já vem mais caro, e as de uma qualidade um pouco maior então, lá se vão 400 reais em um jeans, que por mais qualidade que tenha, vai desgastar rapidamente entre as pernas, como já comentei acima.

Eu fiquei um ano sem comprar em 2014 e tou fazendo agora de novo. Acredito que um número X de peças curingas seja muito melhor do que ficar trocando o guarda roupa a cada coleção… (Raissa Kahn)

Dito tudo isso, a gente conclui que sim, o armário cápsula dá certo para gordas, e mais, nós já o praticamos, a maioria de nós já aprendeu a viver e ser versátil com poucas peças. O que falta agora é conseguirmos encontrar roupas duráveis e a um preço justo para os nossos corpos.

Quero agradecer as leitoras e também companheiras do grupo Gordofobia Não, que me ajudaram muito com ideias e opiniões, algumas delas aí no post citadas.

Agora é a hora mais importante, saber a opinião de vocês sobre tudo isso!

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Acho o conceito todo muito bacana. Até já tentei, de maneira meio micha, mas tentei.
    Mas é simplicidade demais para a minha personalidade explosiva!
    E nem m considero consumista, passo meses e meses sem comprar roupa. Gosto de ter aquele montão de opções, que na maioria das vezes são aquelas mesmas opções de cinco anos atrás.
    Sério, eu tava vendo minhas fotos, são as mesmas roupas!
    Ou seja, eu sou sustentável do meu jeito. Armário capsula funciona pra muita gente, acho ótimo. Mas acho legal também cada uma encontrar sua maneira sem se prender tanto ás regrinhas.

    1. Helena Sá

      Verdade Jade, não precisa seguir todas as regras, e eu tbm tenho gosto e personalidade mais fortes assim como peças de anos q ainda uso. Como eu disse no final, muitas de nós já praticamos o AC de alguma forma.

  2. Tô nesse grupo de AC mais pela curiosidade de aprender sobre o método, mas não me vejo praticando. Primeiro porque eu detesto comprar roupa. Uso tudo ao máximo mesmo por preguiça de ir em loja, provar, gastar, trocar, provar de novo. Segundo porque, como você disse, roupa pra gorda é difícil de achar (pelo menos aqui onde moro, quase impossível. Só sei de uma loja Plus Size na cidade vizinha) e, quando acha, custa o olho da cara.
    Então, por enquanto, AC pra mim só na teoria. Colocar em prática vai sair bem caro pra mim e não tô podendo agora. rs
    Mas, de qualquer forma, ótimo post! Pra quem já tem um estilo definido (não é meu caso. rs) e tem algum dinheiro pra investir nas peças mais carinhas, AC é uma coisa bem legal de fazer.

    1. Helena Sá

      Então, acho q a maior meta do AC é consumir menos e encontrar peças do seu estilo, com certeza vc tem o seu, é só vc treinar melhor seu olhar. bjo

  3. Adorei a materia!! ja é dificil achar moda pluz sise, fazer um armario capsula vai me ajudar a economizar e investir em roupas melhores e que vão me “vestir” melhor. AMEI. Por favor faça mais post sobre armario capsula e sobre moda minimalista .. por favor porfavorzinho s2

Leave a Reply