10/12/14
em: textos
Fazer dietas é diferente de ser saudável

no-diet-talk

Há um tempo postei sobre como tava de saco cheio das pessoas que só falavam em dietas, contei lá algumas coisas que me irritavam nesse assunto. Mas de novembro para cá, resolvi colocar para fora, contar para vocês no instagram e no facebook, o que eu acho de errado em dietas, em produtos light e outras coisas muito falsas nessa indústria da dieta que vende uma vida saudável que não existe.

Pois para mim, fazer dietas é diferente de ser saudável.

E eu resolvi falar disso de um jeitinho só meu, com muitas frases que eu criei e outras que eu vi na internet e concordei demais. Reuni essas frases que são coisas que eu realmente acredito em vários banners fofos, para que todo mundo que concorde comigo possa compartilhar e conscientizar mais e mais pessoas sobre a diferença entre ser saudável e consumir ideias e produtos light, detox, dieta da moda, whey, shake…

light- não-é-saudável

Essa constatação acima eu fiz enquanto via nutricionistas, educadores físicos e blogueiros postando seus carrinhos de compras lotados de produtos light, diet. Tudo industrializado e cheio de adoçantes, conservantes e sódio. Além da pessoa estar fazendo errado para a própria saúde, está incentivando outras pessoas que acompanham seus perfis em redes sociais, a seguirem pelo mesmo caminho.

vida-saudável-sem-neura

Vejam bem, é importante ressaltar uma mensagem que a página Não Sou Exposição sempre repete: “Não quero estimular as pessoas a se entupirem de doces e coisas gordurosas, a questão é o equilíbrio, é comer de tudo de forma equilibrada, sem neuras.”

E com certeza uma fatia de bolo que a sua avó faz é mais saudável do que esses shakes loucos que mandam você trocar uma refeição por eles.

sódio

Muita gente não pode comer várias coisas gostosas que adorariam comer por motivos de doenças, alergias e intolerância aos ingredientes. Essas pessoas dariam tudo para poderem ter uma vida normal no que diz respeito a alimentação.

Por isso acho triste que quem possa comer sem restrições, se prive de uma alimentação equilibrada por conta da dieta do sem isso ou aquilo. Além disso, há sempre uma troca, quando um produto é livre de glúten, açúcar ou lactose, há que se substituir por outro ingrediente, que muitas vezes é realmente nocivo, como sódio e adoçantes.

light- não-é-saudável

Vocês sabiam que os sucos em caixinha de fruta tem muito pouco? Que esses sucos industrializados tem tanto ou mais açúcar quanto refrigerantes? Isso sem contar conservantes, os light com adoçantes, corantes…

sushi-whey

E gente, ainda tem muita coisa pra gente contestar, esse post é sobre as mentiras que a indústria da dieta e da vida saudável contam pra gente, mas as frases e banners fofos não param por aí, falo também de feminismo, de aceitação e contra preconceitos, mas isso é papo para outros posts.

Por agora, recomendo que vocês leiam esse post interessante do blog Não conto calorias, sobre a mentira do Detox, de como isso não existe!

Convoco a todo mundo que concorda com o que eu tenho postado a compartilhar (marcando a página do Garotas), para derrubar falácias, ilusões e mentiras que são contadas para a gente todos os dias. Para mostrar que podemos pensar por nós mesmos e formar nossa opinião.

 Ah! E como sempre, quero saber o que vocês acham de tudo isso que eu falei. Qual a opinião de vocês?

*Esse post faz parte da postagem coletiva do grupo #blogosferamaisunida, para acompanhar é só entrar no instagram @blogmais

Helena SáPostado por Helena Sá

Veja também


13 comentários em “Fazer dietas é diferente de ser saudável”

  • Raquell disse:

    Oi Helena!
    Adoro suas publicações sobre esse tema e resolvi colocar minha opinião aqui no Blog.
    Eu sempre lutei contra meu peso, fui uma criança obesa e ao longo dos anos fui perdendo peso mas nunca cheguei ao “padrão exigido”. E já tentei de tudo, de suco detox até água de beringela com limão.
    No início do ano, eu comecei a ter crises alérgicas e de bronquite pesadas, fiz um teste e descobri que eu era intolerante a Gluten e Lactose. Meu organismo não lida bem com essas substâncias e causam inflamações nos meus brônquios, seios nasais e estômago.
    Hoje, eu olho pra traz e penso ” Pq eu não comi mais bolo quando eu podia? Ou a pizza com meu namorado? Ou o sorvete com a minha sobrinha?”. Eu estava sempre de regime e limitando a minha alimentação.
    Olha, meninas magrinhas são lindas, mas as normais e as gordinhas são tão lindas quanto. Respeite seu organismo, respeite o corpo que Deus te deu com tanto amor ao invés de reclamar dele diariamente.
    Beijos

    • Helena Sá Helena Sá disse:

      Pois é Raquell, acho que muitas de nós já passamos por essas dietas doidas, deixando de comer e lidando com a comida com culpa e sem aproveitar. Acredito que a partir do momento que a gente não tem mais essas neuras e come de forma equilibrada, pode comer de tudo, com prazer e sem contar calorias ou beber e comer coisas mirabolantes pq disseram q emagrece. É só comida, é muito bom, sem ela não vivemos, não é uma droga, podemos comer de tudo de forma equilibrada e ninguém deveria dizer o contrário. E sim, nossos corpos são lindos e são da nossa conta, avida é curta pra gente perder pensando em dietas, celulite e etc. Adorei vc vir comentar, dar sua opinião aqui, aguardo que vc retorne sempre! Bjo :)

  • Débora disse:

    Nossa Helena, você tirou as palavras de vários professores meus da faculdade, que por mais que falem e mostrem artigos e estudos os alunos não querem aceitar!!! Fiz um trabalho semana passada sobre rotulagem e vi muito isso, o produto não tem adição de açúcar, ok se você é diabético é bom, mas a quantidade de sódio e gordura acaba com você se for hipertenso! O produto light tem redução de componentes e o diet não tem a adição, mas nem por isso pode comer que nem doido e as pessoas esquecem disso. No fim das contas falta muita informação correta e as pessoas esquecerem as besteiras que elas acham o correto! Cara, vejo médicos e os próprio futuros farmacêuticos da minha sala falando cada besteira… Queria fazer um vídeo falando sobre isso, to só reunindo material, procurando uns artigos bons e tal, as pessoas precisam se informar mais!!! E saber a diferença do preciso de uma dieta, como é o caso de um obeso, diabético, cardiopata, para o quero fazer dieta e emagrecer… Compartilhando esse post já! Beijos

    • Helena Sá Helena Sá disse:

      Pois é, vejo muito profissional da área passando informação e “dicas” erradas pela internet. Eu não sou da área, sou leiga, o que eu digo é por ler muito sobre, por percepção também, sempre questionei tudo q é passado para mim, não compro essas ideias assim de cara, sempre essa mania de pesquisar tudo, de ser mineira desconfiada aha
      Mas ao mesmo tempo que fico triste por existirem profissionais assim, fico feliz por ter outros como vc se tornará quando formar e outros sérios também! Bjo :)

  • Camila Nunes disse:

    Só li verdades!
    A pessoa se diz super saudável mas vive entupindo o corpo de Whey (isso pq tá na moda e todo mundo mostra, mas vai saber oq essa pessoa usa e não conta pra ninguem).
    Dai começam a pipocar as “receitas”: brigadeiro com whey, bolo, panqueca… apenas PAREM! #euhein

    Beijos
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

  • […] mesma criei, outras foram inspiradas em fatos e coisas que vejo na vida e na internet. Já até fiz um post com algumas dessas mensagens, só que eram sobre o mito da vida […]

  • […] Se quiser ler outros posts da blogagem coletiva, passa no Nina Rosa Hot, Blog da Priscilla, Coisas da Gigi e Garotas Rosa Choque. […]

  • Adorei! Concordo com tudo! Dá p/ melhorar a alimentação sim e perder peso com alimentos realmente naturebas e sem neura, pelamor! Vou divulgar. 😉 Bjs

  • […] Fazer dietas é diferente de ser saudável – Garotas Rosa Choque […]

Deixe um comentário