[Filmes] Boyhood – Da Infância à Juventude

Não sei se Boyhood é um filme ótimo ou só okay. Mas, sem dúvida, é um filme que toda pessoa que tem um olhar mais sensível sobre a vida deve ver.

O filme dirigido por Richard Linklater, mesmo diretor dos clássicos Antes do Amanhecer, Antes do Pôr-do-sol e Antes da Meia Noite, nos toca não por ser uma grande produção (em termos de efeitos) mas sim pela simplicidade e principalmente por falar de algo que comove: a passagem do tempo e a vida. Sim, só a vida.

Talvez Linklater tenha um fetiche por falar da passagem do tempo, afinal, a sua trilogia mais famosa conta a história de mesmos personagens ao longo de 30 anos e o melhor: com os mesmos atores.  E é isso que é mágico em Boyhood, o uso do mesmo elenco ao longo de 12 anos. O diretor passou 12 anos rodando o filme em segredo com os mesmos atores.

boyhoodO roteiro não tem nada demais (espero que não me batam por dizer isso). Conta a história de Mason, um garoto criado por uma mãe solteira e sua vida da infância à juventude. Fim. Mas se é só isso, por que é tão interessante? Porque retrata a passagem do tempo verdadeira. Cada mudança na vida dos personagens fica mais e mais real enquanto as mudanças físicas e verdadeiras dos atores ajudam a tornar isso mais concreto.

O interessante é que o protagonista Mason não tem nada demais. Apesar de infância difícil, com um pai ausente e um padrasto alcoólatra, o garoto permanece passivo, com poucas falas e traços de personalidade até a metade do filme. Somente quando ele vai tomando corpo é que sua personalidade começa a aflorar, para nosso alívio.

Boyhood

Mesmo tendo o tempo como protagonista principal, Boyhood não é apelativo e saudoso, daqueles tipos de filme que usam a nostalgia como truque. O filme só faz chorar mesmo (se fizer chorar) nos últimos segundos. A “mensagem” não é a saudade, o olhar para trás, mas sim o agora. Os momentos da vida que passam e que, sem perceber, já estão no passado.

Poderia ter vinte minutos a menos? Poderia. Mas não deixa de ser uma experiência adorável.

Diga o que achou do post

Carina Silva

More about Carina Silva

Comments

  1. Oooee!!
    Só vim para parabenizar seu trabalho Cah.
    Fuçando em páginas sobre maquiagem (é claro!), vi um nome e uma carinha familiar – bem familiar mesmo rsrsrs.

    Beijos prima.
    Parabéns!!
    E é lóoogico que indiquei a página para zamiga de plantão.
    =*

    1. Carina

      Oie!

      Poxa, muito obrigada! *___*
      Espero que continue passando aqui no blog!

      bjkoasssss

Leave a Reply