Já mostrei e contei aqui como eu amo séries, e também como adoro descobrir e assistir também séries que não são mega produções americanas. Dessa vez venho apresentar Polseres Vermelles, uma série catalã!
A série é tão boa e faz tanto sucesso na Espanha, que já rendeu um remake em espanhol e recentemente foi lançada nos EUA como Red Band Society, com produção de Steven Spielberg. Mas porque então estou falando da versão catalã que pouca gente conhece ao invés de indicar a versão americana, muito mais fácil de baixar e em inglês? São os seguintes motivos:
- Comecei a ver Polseres Vermelles antes de lançarem o remake americano;
- A versão americana mudou muita coisa e adicionou personagens;
- A original é muito mais realista, na versão dos EUA um dos personagens tem o quarto de hospital que mais parece um estúdio chique (oi?!);
- Em meio a tanta produção a versão perde um pouco da beleza e da mensagem da original;
- A original Catalã é muito melhor!
Mas vamos falar da série! Polseres Vermelles gira em torno de 6 jovens que estão internados no Hospital Miramar. Cada um tem sua história forte para contar, tão jovens já passaram por muita coisa.
A união do grupo de Pulseiras Vermelhas começa com a amizade dos colegas de quarto Jordi, recém chegado ao hospital e Lleó rapaz com câncer que já passou por tudo que Jordi ainda vai passar. Lleó é aquele rapaz de personalidade forte, cativante e muito popular no hospital, tanto entre os médicos e enfermeiros, quanto entre os outros pacientes. Nos corredores do hospital, os amigos acabam reunindo mais membros para o grupo, que tinha que conter 1 líder, o segundo líder (para quando o líder faltasse), o bonito, a garota, o inteligente e o imprescindível. Na ordem eram Lleó (com câncer), Jordi (também com câncer), Ignasi (com problema cardíaco), Cris (distúrbios alimentares), Toni (acidente de moto) e Roc (em coma).
Para falar de Polseres Vermelles é quase que imprescindível contar a história de Albert Espinosa, o criador e roteirista desse drama. Por quê? A série é livremente inspirada em seu livro, O Mundo Amarelo (publicado no Brasil pela editora Verus), que por sua vez traz experiências de vida do autor, além de contar um pouco sobre o que é o Mundo Amarelo (só lendo pra descobrir).
Quando tinha 13 anos, Albert foi diagnosticado com câncer. Daí então teve que amputar uma perna, perdeu o pulmão esquerdo e parte do fígado. Depois de 10 anos saindo e entrando em hospitais, quando disseram que já estava curado, Albert descobriu que havia aprendido uma lição com a doença: O triste não é morrer, mas sim não viver intensamente. E é basicamente esta ideia que resume a proposta de Polseres Vermelles. Aos seus personagens, Albert Espinosa transfere toda experiência e aprendizagem vivida enquanto enfrentava o câncer.
(trecho retirado da resenha de Yago Modesto no site Box de Séries)
Assistam ao trailer, mas cuidado, pois daí não tem volta, vocês não se apaixonar! <3
A série tem nas histórias, na união do grupo e nas mensagens que passa o seu maior apelo, não temos nela o apelo para o luxo, para rostos perfeitamente bonitos, e plastificados que as produções americanas nos fazem acostumar a ver. O elenco é realmente jovem, você não vê um ator de 25 anos fazendo papel de um adolescente, isso traz frescor e mais veracidade a série. A interpretação perde um pouco com isso, pois nota-se que os atores jovens são todos mais crus do que a gente vê nas crianças da Disney ou Nickelodeon que já nascem fazendo cursos de interpretação.
Não tem beleza plastificada, mas não significa que não tenha bonitezas. Adoro quando os atores são lindos imperfeitamente, não tem os dentes certinhos, a maquiagem é mais realista, é uma beleza mais real, como a do maravilhoso Àlex Monner que faz o Lleó da história.
Outra coisa diferente de Polseres Vermelles é que o corpo médico é mero coadjuvante, os personagens principais são os pacientes, principalmente o grupo dos Pulseiras.
A série já conta com 2 temporadas e terá sua 3ª em 2015, eu estou assistindo a primeira, pois até agora são só os episódios dela que estão saindo com legenda por aqui. Mas isso não impede que eu já esteja encantada e apaixonada pela história e seus personagens. Ao assistir um episódio você ri e chora a cada mudança de cena, a história é uma lição, mas ao mesmo tempo não quer ser uma lição, pois traz temas pesados de uma forma leve, delicada, linda!
A minha prescrição é de pelo menos um episódio por semana, para fazer a gente querer viver a vida mais intensamente! <3
Alguém já assistiu? Quem seguir minha dica conta aqui o que achou! 😉
Comments
Yago Modesto
18 de outubro de 2014Essa série é perfeita. Vi que vc me citou ali, obrigado. Eu conheci Polseres Vermelles ano passado, e esse ano, junto com um grupo, decidi legendar a série. E simplesmente me encantei com Albert Espinosa. Sério,vale a pena ver Polseres, mas tbm vale a pena ler O mundo Amarelo, Tudo que você e eu poderíamos ter sido se não fôssemos eu e você… Vale a pena ver seus filmes: Heroes, Tu vida en 65′
Enfim, vale a pena ver tudo q envolva esse grande autor!
cahhh
4 de dezembro de 2014Comecem a serie num canal no Youtube q estavam legendando, de primeira achei que não ia gosta, pensava q os 6 personagens principais teriam câncer, me surpreende ao descobri que cada um tinha uma doença diferente,amei toda as historias q rondavam a serie, me apaixonei a primeira vista por cada um dos personagens, e em especial, o Ignasi, q infelizmente teve como ele dize na segunda temporada uma ‘Épica e trágica morte’. Certeza que estou em negação até agora, sinceramente não queria perde-lo.Rezo para q Albert Espinosa faça algo pra traze-lo a tona na 3 temporada, e com fé nas outras duas temporadas q planejam fazer ainda…A serie não teria a menor graça sem os 6 Pulseiras juntos de novo,sinceramente queria q ele estivesse vivo, poderia até em coma, amaria saber q ele estava em coma e q nunca chegou a morrer, mais como não é exatamente assim, e é mais certeiro q esteja morto q vivo, fazer o q…a unica coisa q podemos fazer é rever a 1 temporada e a 2 temporada para matar a saudade. Assinado uma grande fã de Pulseiras Vermelhas q começou a ver a serie há 5 dias atras e já viu quase 10 vez o mesmo. kkk Quem sabe, algum dia, não podemos conversar sobre a serie e compartilhar nossas ideias, animações, tristezas e quem sabe teorias, por parte de Pulseiras vermelhas.
*—* Pulseiras Pro Alto *—*
Helena Sá
4 de dezembro de 2014Que lindo Cahhh! Pulseiras ao Alto! <3
Luana
31 de maio de 2017Poxa, seria legal se antes dos comentários fosse explicitado antes [SPOILER]
Liliane
10 de março de 2015Serie perfeita!!! Por mais seriados assim…
Helena Sá
10 de março de 2015Isso aí Liliane! \o
Bia Alcantara
9 de agosto de 2015Sou fortemente apaixonada nessa série, desde que terminei não tem um dia que não procuro saber se já lançaram a terceira temporada, estou muito ansiosa. PULSEIRAS AO ALTO !!!! ❤
Helena Sá
9 de agosto de 2015TAMBÉM AMO! Acho que a terceira lança ano que vem em fevereiro, Bia! 🙂
Bia Alcântara
5 de novembro de 2015Estou muitoooo ansiosa, com certeza foi a melhor série, que venha fevereirooooo
Helena Sá
10 de novembro de 2015Também estou assim Bia! o/
Bruna
9 de novembro de 2015Oi!
Conheci a série pelo remake italiano, que me encantou do começo ao fim… assisti primeiro a segunda temporada (sem legenda nem nada, foi na raça mesmo kkkkkkk) e não pude me aguentar pra saber o porquê do destino de alguns personagens (principalmente o Davide, ou Ignasi).
Eu ameeeei tudo na série. Chorei, sorri, me apaixonei por cada personagem. E sofri muito com eles kkkkkkk
Enfim, não sabia que outras pessoas brasileiras também assistiam. Não sinto-me mais sozinha. kkkkkkk
Helena Sá
10 de novembro de 2015Essa série é linda demais, amo também os personagens! Fiquei fã do autor do livro em que a série foi baseada. <3
Luisa
29 de janeiro de 2016Que série incrível, extremamente emocionante e que cativa os espectadores a cada minuto. Estava esperando uma terceira temporada, porém vi hoje na página do Alex Monner (Lleo) que a série foi cancelada. Fiquei extremamente triste, uma infelicidade que uma série tão boa seja cancelada e tanto lixo norte-americano continue aí todos os anos. PULSEIRAS PARA SEMPRE <3
Helena Sá
1 de fevereiro de 2016Nossa, que pena, tava aguardando uma 3ª… mas a série é inesquecível!