[Filme] Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

Medianeras é um filme Argentino de 2011 que retrata de maneira muito real as relações interpessoais na era digital. O filme utiliza a arquitetura das grandes cidades como Buenos Aires, onde a história se passa, para mostrar como a vida moderna pode afetar as pessoas.

Em Buenos Aires vive Martin e Mariana, dois jovens adultos que tem tudo para serem um casal, se não fosse por uma coisa: Eles nunca se viram. Mesmo morando em prédios vizinhos. Martin é um web designer que trabalha em casa e nunca sai do seu apartamento, tem fobia de todos os meios de transporte e por isso só anda a pé. Ele sai raramente para ir a terapia e levar sua cachorra para passear, coleciona músicas no seu computador e bonequinhos de filmes e desenhos. Já Mariana é uma arquiteta formada que nunca conseguiu entrar na profissão e por isso trabalha como vitrinista. Ela fica depressiva e fria depois de um término de relacionamento e assim como Martin, passa suas horas vagas em frente ao computador.

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

Entre narrações que alternam-se, Martin e Mariana nos apresentam suas histórias que podem parecer muito comuns, tão comuns que podem nos assustar. É impossível não se reconhecer nem um pouco na vida de um dos dois. Principalmente nos dias de hoje, onde a tecnologia nos promete nos aproximar, quando na verdade nos distancia cada vez mais criando pessoas frias, que não se comunicam, depressivas e solitárias.  

Ao longo do filme a gente percebe como Martin e Mariana são feitos um para o outro e é quase difícil imaginar que eles ainda não conhecem, mesmo já tendo se cruzado diversas vezes. Enquanto ele procura encontros em sites de relacionamento, ela relê o livro Onde Está Wally? freneticamente, porque simplesmente é frustrada por não conseguir encontrar Wally na cidade.

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual

É com cenas melancólicas, sarcasmo, humor, e uma boa trilha sonora, que o Medianeras consegue ser o retrato de uma geração, um filme turístico (que mostra a beleza e a feiura de Buenos Aires) e equilibrar perfeitamente o drama com a comédia. Recomendadíssimo! 

Diga o que achou do post

Carina Silva

More about Carina Silva

Leave a Reply