Você sabia?

Que diversos filmes são baseados em livros a gente já tá careca de saber. Mas em muitos casos, o filme é mais conhecido que o livro. Daí que a gente não tem ideia de fato que ele é uma adaptação. Com isso, fiz uma lista de sete filmes super famosos que saíram dos livros e muitas pessoas (leia-se meus amigos, há), ficaram surpresas quando descobriram essa informação.

 jurassic park

Jurassic Park: Com esse filme até eu fiquei surpreso quando descobri que era uma adaptação. E só obtive essa informação no ano passado… E até hoje não consegui achar o livro para comprar. Michael Crichton é o autor do livro, que foi publicado em 1990. E em 1993 (sim, estamos velhos) foi quando o Steven Spielberg o adaptou para os cinemas. A continuação também foi uma adaptação do segundo livro (Mundo Perdido) publicada em 1995.

Ele não está tão a fim de você: Esse é um dos meus filmes favoritos. E eu ainda não li o livro, mas pelas resenhas que vi pelos blogs, o filme neste caso conseguiu ser melhor que ele (o que raramente acontece). Mas ambos são divertidos. A editora Rocco é quem publicou a obra, e a capa é uma das cenas que eu mais gosto no longa.

Qual seu número?: Livro infinitamente melhor que a adaptação! Apesar de eu gostar dos atores que fizeram o filme, ele não me passou nem a metade da diversão que o livro me proporcionou. Sem contar que tiveram muitas mudanças… Algumas bem drásticas. Então se você gostou do filme, super recomendo a leitura do livro. A autora Karyn Bosnak tem um jeito todo especial de escrever, o que deixou o livro extremamente dinâmico.

amor sem escala

Amor sem Escalas: Esse eu não assisti e nem li ao livro. Mas está nessa lista, porque muita gente gostou do filme e realmente não sabia que ele é baseado em um livro. Também não me lembro de ter sido feita uma publicidade grande vinda da editora Galera para que isso acontecesse.  E eu só fiquei sabendo do livro pelo acaso.

sob o sol da toscana
Sob o Sol da Toscana: Outro que eu procuro o livro desesperadamente e não acho para comprar… E esse filme é muito amor! E imagino que o livro seja da mesma forma. Ele foi publicado em 1999 e sua adaptação saiu em 2003. As pessoas que já leram o livro reclamam de muitas mudanças, principalmente no final. Mas sabe quando você olha para a capa de um livro e já cria um vínculo com ele, tendo quase certeza que vai se tornar um favorito? Sou assim com esse.

hook

Hook: Sei que já disse isso sobre dois livros… Mas também procuro esse para comprar e não acho. #chateado. Sou meio louco por tudo que envolve o universo do Peter Pan. E esse filme em especial me marcou muito, e tenho um carinho muito grande por ele. É uma das adaptações dessa temática que eu mais curti. O livro é de 1991, e pelo que eu pesquisei a adaptação saiu no mesmo ano.

sexta feira muito louca
Sexta-Feira Muito Louca: O filme é de 2003 (tempo bom!) e foi adaptado pela Disney. Manteve bem o espírito teen que o enredo do livro passa.  E essa adaptação já é uma refilmagem de um longa feito em 1976.

Diga o que achou do post

More about Nicholas Calábria

Leave a Reply