Livros Opostos

Esse post vai ser meio diferente… Ele não será muito informativo (talvez sim, talvez não). O intuito dele é mostrar um pouco do que eu gosto de ler, qual o gênero literário que predomina na minha estante, etc. Para isso eu escolhi uma tag que rolou nos blogs literários faz um tempinho. Ela consiste em responder 10 perguntas sobre livros (óbvio!), onde em cada uma delas temos duas respostas. A pergunta em si, e o oposto dela. Deu pra entender? Espero que vocês gostem e me contem nos comentários se já leram alguns desses livros, ok? Shall we?  :mrgreen:

PS: Essa tag foi criada pelo Bruno do vlog Minha Estante.
PS2: Para saber mais sobre os livros, clique em cima de seus respectivos nomes.

Perguntas:

a charada do sol e da chuva

1– Primeiro e último livro da sua coleção: Meu primeiro livro foi  “A Charada do Sol e da Chuva” da série Vaga-Lumes. Eu amava/amo essa série. Eu só comecei a gostar realmente de leitura com Harry Potter, mas lia com muita vontade os livros dessa série. E o meu último foi um que comprei semana passada. É uma biografia da Marilyn Monroe. Estou apaixonado por essa mulher e quero saber tudo sobre ela.

lolita the cuckoos calling

2– Um livro que você pagou barato e outro que você pagou caro: Comprei em um sebo o livro “Lolita” do Vladimir Nabokov por R$5,00. Ele tá novinho e o melhor de tudo: tem capa dura e jacket. O mais caro foi o “The Cuckoo’s Calling” do Robert Galbraith (que é o pseudônimo da J. K. Rowling) que custou quase setenta reais.  Ele é o mais caro se for pensar em livro único, já que comprei séries inteiras que passam de cem reais.

beautiful creatures delírios

3– Um protagonista homem e uma protagonista mulher: Livro com o protagonista homem fiquei com “Beautiful Creatures” que no Brasil se chama “Dezesseis Luas” (infelizmente!).  O narrador se chama Ethan. Gostei muito da narração e do personagem em si. Mas só no livro, pois odiei a adaptação. Já como protagonista mulher, escolhi a Lena Haloway do livro “Delírio” da autora Lauren Oliver.

divergent o circo da noite

4– Um livro que você leu rápido e outro que demorou para ler: Li “Divergent” bem rápido. Muito mesmo. Estava muito curioso acerca do enredo e como estava gostando da leitura, ela fluiu bastante. E demorei para ler “O Circo da Noite“, mas não por não ter gostado da estória. Pelo contrário… Eu estava amando. Só que a escrita da autora é mais densa e eu cansava mais rápido, e na maioria das vezes só começava a reler no outro dia.

a ilha dos dissidentes antes mal acompanhada que solteira

5– Uma capa bonita e uma capa feia: Acho linda a capa do livro “A Ilha dos Dissidentes“. Ele foi lançado esse mês na Bienal e é de uma autora (fofa) brasileira. A Bárbara Morais. E eu acho muito feia a capa de “Antes mal-acompanhada que solteira“. Só comprei o livro porque gostei da sinopse (e ainda não o li).

fazendo meu filme estilhaça-me

6– Um livro de autor nacional e outro internacional: Paula Pimenta é minha escritora brasileira preferida. Então era óbvio essa resposta. Quem não leu FMF e sente saudade da adolescência, PRECISA LER ELE LOGO. E como autor internacional eu escolhi a Tahereh que escreve a trilogia (?) “Estilhaça-me“. Quem gosta de X-Men com certeza vai gostar dos livros dela.

chantilly a tormenta das espadas

7– O livro mais fino e outro mais grosso da minha estante:  O livro com menos páginas da minha estante provavelmente é o “Chantilly” da Mare Soares. Ele tem 148 páginas. E o que tem mais páginas é o terceiro livro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo”, chamado A tormenta de Espadas. Que tem mais de mil e quinhentas páginas.

antes que eu vá para sempre

8– Um livro de ficção e um de não-ficção: Para o livro de ficção escolhi “Antes que eu Vá“, que por sinal é AWESOME. A autora é a mesma que escreveu Delírio (série que citei acima). E como não-ficção escolhi “Para Sempre“, que conta a história de uma mulher que depois de um acidente perde totalmente a memória e o seu marido tem que reconquistá-la, já que eles tinham acabado de se casar.

lola e o garoto da casa ao lado feios

9– Um livro meloso e um livro de ação: “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” é uma melação só. Mas o livro é uma gracinha, assim como manda a cartilha dos livros melosos. Vale muito a pena  à leitura dele. E um de ação (pelo menos eu o considero assim) é o “Feios” que é o primeiro de uma série escrita pelo Scott Westerfeld. Eu fiquei super tenso desde os primeiro capítulos desse livro, sério.

a culpa é das estrelas cósmico

10– Um livro que te deixou triste e outro que deixou feliz: “A culpa é das estrelas” me deixou triste por duas razões… A primeira delas com certeza foi o enredo. Você já começa a ler o livro sabendo que algo ali vai dar errado. Isso é óbvio só pelo teor que ele aborda. Então minha pessoa faz o favor de se apegar a todos os personagens de uma forma que não dá pra explicar. Com isso, é impossível não ficar triste com todo o desenrolar da trama. E também fiquei triste quando li a última página, sabendo que agora só iria “rever” os personagens queridos daquele livro quando eu o relesse. Mas, agora está vindo a adaptação por aí, ALELUIA. E um livro que me deixou feliz – muito feliz -, foi o “Cósmico“. É um livro superdivertido que deixa o seu astral lá no alto. Dei altas risadas com ele.

Diga o que achou do post

More about Nicholas Calábria

Leave a Reply