Link da Semana: Distorção da Beleza

Oi Garotas,

Não teve links da semana no sábado, resolvi postar essa tag quando tiver alguma coisa muito interessante que eu tenha visto. Então ela pode não aparecer toda semana, como também pode aparecer em qualquer dia, sem data fixa.

Hoje o link que me chamou atenção foi esse, que muitas de vocês já devem ter visto. Mas não vou apenas linkar, acho que isso merece um post reflexão.

Toda vez que vi esse post, ou as imagens dele compartilhadas no twitter ou facebook, via comentários como: “a maquiagem faz milagres”, “esse maquiador é maravilhoso”, “não existe mulher feia, e sim sem maquiagem”. E por aí foi o nível dos comentários.

Gente, será que as pessoas perderam o discernimento? Estas fotos estão absurda e até mesmo ridiculamente editadas, chegam até a parecer caricatura, desenho, de tão fakes que estão.

Não quero com minha opinião desmerecer o trabalho do maquiador russo, até mesmo porque não dá para avaliar o trabalho dele, pois se misturou tanto com a edição, que não se sabe o que é pele, o que é esfumado, o que é delineado ou o que é photoshop. Aliás, entrei no site dele, parece muito interessante o trabalho, nada parecido com esse estilo do post e das fotos circulando no facebook.

Começando com a mudança mais “leve” que vi no post. Sério que alguém acredita que maquiagem muda a cor dos olhos da pessoa? Outra coisa que me incomoda muito nessas fotos “ultraphotoshopadas”, as pessoas perdem as dobrinhas abaixo dos olhos, neste caso, a moça perdeu até as bolsas de olheira, que por mais que se possa disfarçar com maquiagem, não desaparecem por completo, não ficam “chapadas”.

Essa modelo está parecendo que saiu de um desenho japonês, aqueles tipo Power Rangers. A pele e até mesmo o sombreado acima do delineado vermelho, foram feitos no programa de edição, isso se nota por uma leiga em edição, como eu. Se vocês repararem, até os cabelos dela foram rebaixados, para diminuir a testa, não foi contorno!

Tá bem que já vimos uma moça esconder espinhas piores com maquiagem, por isso nem vou entrar no tema. Mas vocês acham mesmo que foi o trabalho de contorno que fez DESAPARECER todas as dobrinhas abaixo do queixo dessa modelo? Fora que o ângulo da foto mudou!

Poderia comentar todas as fotos que estavam no post original, estavam todas nesse nível. Mas o que pretendi com este post, foi alertar para algumas coisas que acredito, todos nós devamos refletir:

  • O quão assustador é perceber que muitas pessoas acreditaram que a transformação foi toda mérito da maquiagem e do maquiador?!
  • Se essas pessoas acreditaram nisso, como o conceito de beleza está deturpado, pois a ideia do belo é plastificada, artificial e caricata, ou seja, oposta ao que é humano.
  • Como esse maquiador pretende reproduzir tal resultado nas mulheres reais que forem ao seu estúdio ou salão? Pois elas vão querer este resultado, nada menos.
  • E o pior, como outros profissionais, que nada tem com isso, vão reproduzir isso, quando clientes chegarem com essas fotos?

Fica para todas nós pensarmos. Este foi só um exemplo extremo da distorção da beleza, pois vejo todos os dias no facebook e em blogs de beleza, imagens fora da realidade, drasticamente modificadas, e o pior, pessoas lá aplaudindo e acreditando ser possível que uma pessoa se pareça na vida real com aquilo.

Ainda existem mais consequências disso que podemos colocar, deixarei essas com vocês nos comentários. 

Bjo!

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Fantástico!! Amei! Saudades Helena!!

    1. Oi Verônica! Também com saudades! Muito atarefada com o casamento? Trabalhando? Quero posts quando tiver tempo! ahahaha
      Me conta pelo inbox do facebook! bjo 😀

  2. Desculpe mas dá para rir…k
    Vou fazer o esmalte com fundo preto pq todas indicaram
    Passando para desejar
    BOA QUINTA! ♥
    ♥ Beijos coloridos!

  3. Eu vi essas fotos divulgadas de forma maciça, e me perguntei se as pessoas achavam mesmo que era tudo real. Disfarçar imperfeições sempre é possível, mas mudar sinais como você bem citou (olheiras e pele no pescoço), não rola… Fora que fica evidente muita correção.
    As pessoas buscam uma perfeição inexistente. Algumas sabem diferenciar, mas outras criam isso como ideal de vida e se submete a coisas absurdas.
    Sua análise está ótima, partilho da mesma opinião.

    Bjs, Carla Mariano

    1. Obrigada Carla, espero que a maioria pensei um pouco como nós! bjo

  4. Oi Helena, concordei com vc, quando vi ontem um blog de casamentos de jf compartilhando pensei na hora em compartilhar pois achei impressionante uma maquigem bem feita, porem pensei e vi q todas tinham photoshop, ta na cara q tem, e dai nao compartilhei dessa ideia fake q nao acredito…
    as pessoas comentando acreditando realmente ser obra de maquiagem só rs
    uma pena…

    bjuss

    1. Pois é Juliana, não sou contra edição, é necessária, mas ela não pode tomar o lugar da maquiagem e transformar a modelo em outra pessoa, acho isso propaganda enganosa quando um maquiador faz isso pra divulgar o seu trabalho.
      Bjo e volte sempre! 🙂

  5. Oi Helena!
    Sinceramente entendo bulufas de photoshop, e na hora que vi nem pensei nisso.
    Meu pensamento foi, maquiagem não é para mudar uma pessoa, e também acho que nem para esconder quem você é. Acho que maquiagem é pra valorizar o que você tem de melhor!
    Bjs

    1. Isso aí Thalita, nem precisa entender de photoshop, é só ser coerente, sensata, como vc foi! 🙂
      Bjo!

  6. Post MUITO bem escrito…com conteúdo. Gostei muito do post, eu como não sou detalhista e nem tão observadora cheguei até a acreditar…rsrs Mas que bom que li seu post. Parabéns! Beijao

    1. Obrigada Rebecca! Volte sempre! Bjo 🙂

  7. As pessoas andam tão obcecadas por uma beleza surreal, que acabam se iludindo com coisas assim. Maquiagem ? É tudo de bom ! Photoshop ? Legal também!
    É claro que não existe problema com a foto estar editada e a modelo maquiada, mas enganar o pessoal falando que é pura maquiagem, é abusar demais da inteligência alheia, isso é falta de respeito, né ? Aliás, até poderia ser só maquiagem, mas apenas se fosse depois de algumas boas cirurgias plásticas, né ?! hahahahaha

    Ótimo post, amei !

    Beijos (:

  8. Oi, quando vi as fotos na internet achei que tinha alguma alteração logo de cara, maquiagem esconde alguns defeitos que incomodam a pessoa, mas não muda tanto e não é pra deixar artificial como uma boneca de plástico sem expressão!!! As maquiagens ficaram tão artificiais que ficaram feias pra mim! Não acho bonito uma pessoa com tanta coisa no rosto que nem parece de verdade, maquiagem tem que ser mais natural pra mim! E realmente o conceito de beleza está muito deturpado, além do padrão de beleza, que acho que nem deveria existir e as pessoas não deveriam tentar se enquadrar! Maravilhoso o post! Beijos

    1. Obrigada Débora, estou tão feliz que as leitoras e amigas aqui do blog sejam tão sensatas! 🙂 bjo

  9. Olá Helena. Não costumo comentar, mas esse post trata de um assunto muito importante: precisamos valorizar a beleza real e não a idealizada!

    1. Isso mesmo Geisa! Obrigada por participar, o debate se enriquece com comentários como o seu! bjo

  10. como faço pra mudar a cor dos meus olhos eu adoreii como mudou das mulheres de cima

Leave a Reply