Receita fácil de Tomates Secos

Oi pessoal!!


Como vão? Tudo bem?

Entonces! Eu estou em Buenos Aires! \o/ Mas ao contrário do que muitos vão logo pensar, não estou a passeio, estou a estudo, vai ser um mês intensivo de um curso que estou penando pra terminar! Só pausa pra comer!

….E falando em comer! Vamos a receita? Essa é uma versão beem mais simples de Tomates secos!

“Como assim, Tâni?”…. Bom, acontece que o tomate seco original é bem complicadinho de fazer, não sei exatamente, mas parece que tem que deixar muito tempo no forno, virar, verificar e tal. Alem disso é cheio de condimentos, incluindo açúcar! E o meu, ou melhor, da minha Mãe, não tem açúcar! =D E fica um substituto muito saboroso!

Tudo que tem que fazer é ir em uma dessa feiras, ou casa de produto natural, ou lugares que vendem coisas a granel e pedir Tomates Desidratados (são os tomates somente bem secos, sem nenhuma água e nenhum tempero), e bom, segue ai o resto dos ingredientes, e como realizar essa delicia!

Tomate seco da Mamãe Saúde

Ingredientes

  • 200 g Tomate desidratados (compre numa casa de produtos naturais, a granel)
  • Azeite de Oliva extra virgem (prensado a frio é melhor pois mantém mais as propriedades nutritivas do azeite)
  • 1 col de sopa de orégano (nas lojas a granel é melhor pois os industrializados podem ser irradiados; alem do mais, é mais barato)
  • Sal a gosto
  • 1 xic de água mineral
  • 2 dentes de alho picado
Como faz:

Ferva a água. Depois de desligar o fogo, coloque o orégano e sal e deixe em infusão por 5 minutos.

Num recipiente de vidro (por exemplo, um vidro de palmito), despeje essa água sem coar sobre os tomates. Deixe os tomates se reidratarem por pelo menos 30 minutos (eles ficarão mais “gordinhos”, tipo o tomate seco normal). 

Em uma panela pequena coloque uma colher de sopa de azeite e refogue o alho em fogo baixo até amolecer (não dourar). Jogue a mistura de alho refogadinho no tomate reidratado e acrescente mais ½ xícara do azeite. 

Espere esfriar e aguarde mais ou menos 2 horas, para o tomate pegar o sabor. Guarde em geladeira bem fechado.

E agora, é só aproveitar! Da pra comer com queijo, no pãozinho, fazer patê e um monte de outras coisas!

E ai, curtiram??

P.s.: Ah, como estou viajando e só estudando vai ser difícil cozinhar, mas estou fazendo o possível para conseguir receitas feitas por contribuintes! (Só não prometo serem mais lights como as minhas, porque eu que me meto a procurar alternativas, haha). Por favor, compreendam caso eu falte alguma semana?!!!

Se cuidem!!!
Tâni

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Que delicia eu adoro tomates secos.
    Vou anotar
    Boa semana
    Beijos coloridos!

  2. Adorei, vou fazer tbm =)
    Obrigadaa!

    https://dicasdemadame.blogspot.com/
    @dicasdemadame

Leave a Reply