03/08/16
[Resenha] ABC de Fernando Pessoa

ABC Fernando pessoa

“Nunca amamos ninguém. Amamos, tão-somente, a ideia que fazemos de alguém. É a um conceito nosso – em suma, é a nós mesmos – que amamos”

Fernando Pessoa foi um escritor português que viveu entre 1888 e 1935 conhecido não só por seus poemas, mas também prosas. É  daqueles poetas que sempre ouvi falar, mas que nunca tive interesse o suficiente para parar e ler, talvez por receio mesmo, já que poesia nunca foi o meu forte.

O livro ABC de Fernando Pessoa parece ter sido feito justamente para pessoas como eu, que precisavam se iniciar na poesia de um jeito ou de outro. E posso dizer que lê-lo foi uma surpresa muito gostosa!

Antes de ter preguiça e resmungar, é bom saber que nesse livro você não vai encontrar  aqueles poemas complexos que mal dão pra entender na primeira vez. A obra não é feita de poemas e sim  citações, nele a editora Leya reuniu as melhores frases e trechos da prosa e poesia de Fernando Pessoa e as dividiu em temas por ordem alfabética.

abc de fernando pessoa

Logo na primeira página a impressão que tive foi de uma explosão mental. As citações parecem ter sido escolhidas a dedo para fazer o leitor ler e reler, mas não porque são pesadas e sim porque  cada vez que passamos o olho dá pra entender uma coisa. E o melhor, pensar em uma milhão de outras coisas partindo daquela coisa inicial.

“Os argumentos são, quase sempre, mais verdadeiros do que os factos. A lógica é o nosso critério de verdade, e é nos argumentos, e não nos factos, que pode haver lógica. Contra argumentos não há factos”.

Sensacional ou não? Dá para levar esse livro pro  bar e criar debates de horas com os amigos ou ler sozinho e ter vários insights.

Outra coisa super legal do livro foi a diagramação, que possui a  letra abrindo o capítulo e as “palavras temas” destacadas em vermelho. Ou seja, você pode ler logo sobre o tema que te chama a atenção.

abc de fernando pessoa

O livro só tem um lado ruim: em alguns capítulos existem trechos quase inteiros de poemas ou,  às vezes, uma frase que eu realmente adorei, mas o livro não informa nem no final de quais obras aquela citação foi tirada. Claro que pode servir também para instigar mais ainda o leitor para ler Fernando Pessoa, pois se o poeta consegue conquistar só com uma frase, imagine em uma obra completa.

ABC de Fernando Pessoa pode se chamar “ABC” pela divisão alfabética dos temas das citações, mas pra mim é ABC no mesmo sentido de Bê a Bá, como uma introdução para os iniciantes de Fernando Pessoa. O livro é melhor maneira de apresentar o autor para alguém – ou você mesmo – ou presentear quem já conhece de cor e salteado sua obra, mas precisa daquela coletânea de melhores momentos.

Carina SilvaPostado por Carina Silva

Veja também


Deixe um comentário