[Resenha] Claros Sinais de Loucura

claros-sinais-de-loucura

claros-sinais-de-loucura

Ainda não sei se Claros Sinais de Loucura é um livro sobre uma menina de doze anos ou para uma menina de doze anos. Só sei que se você tem essa faixa etária vai se identificar muito e se já for mais velhinho vai sentir uma nostalgia deliciosa ao lembrar de como é ser um(a) pré-adolescente.

Estranho pensar como um livro com um título e uma premissa tão séria e profunda pode ser  tão leve. A protagonista da história é Sarah, uma garota que acaba de completar doze anos, vivendo suas férias de verão.  Ela e seus pensamentos são tão comuns que fica difícil imaginar o grande segredo que ela esconde: Sua mãe tentou assassinar ela e seu irmão gêmeo quando eram apenas bebês. A tentativa foi bem sucedida quanto à seu irmão Simon, e depois do julgamento de seu pai, acusado de negligência, sua mãe foi internada em um hospício.

É por isso que Sarah colocou na cabeça que o gene da loucura também está nela e que algumas atitudes suas são sinais super claros de que, no fim, vai acabar como sua mãe. Um  exemplo é conversar com uma planta chamada Planta.  Mas afinal, que garota de doze anos não conversa com sua planta, seu peixe, seu ursinho de pelúcia? Esse fato particular faz Sarah ter levado uma vida atípica, na qual teve que se mudar diversas vezes por causa de repórteres enxeridos e colegas de escola caçoando dela e da sua mãe louca. Por isso ela virou uma garota introspectiva e insegura que não pode confiar em ninguém e – talvez como conseqüência – tenha se apaixonado pela leitura. O que é legal pois vemos constantes citações de livros clássicos como O Sol Nasce para Todos (entrou na minha lista para ler) e também de palavras novas que ela vai aprendendo.

Sarah só tem uma melhor amiga e apostou com ela quem daria o primeiro beijo de língua nesse verão. Além disso, essa não é a única preocupação da garota. No próximo ano um dos trabalhos da escola será fazer uma árvore genealógica. Como vai conseguir esconder seu segredo? Para completar seu pai é um alcoólatra e ela se apaixona por um garoto muito mais velho do que ela.

Durante a leitura de  Claros Sinais de Loucura notei como é estranho como a gente acaba esquecendo como é  ser jovem. Tanto a narração de Sarah, a raiva que ela sente pelos pais e o anseio pelo primeiro amor aquecem nosso coração com lembranças gostosas de nós mesmos.  As transformações e reflexões que a protagonista passa são reais e interessantes e se tem uma mensagem muito clara no livro é que muitas vezes somos mais especiais do que achamos.

Para as pessoas mais velhas Claros Sinais de Loucura é um livro que talvez não vá acrescentar lá muita coisa. A escrita é super simples e os personagens que tinham tudo para serem profundos são um pouco rasos. Por isso, talvez, seja uma ótima opção para aquela pré-adolescente por ser uma escrita leve, fácil e divertida.

“Como sempre, tenho que descobrir as coisas por conta própria e responder às perguntas que o meu cérebro inventa. Se você quer saber, estou à procura de qualquer sinal de estar enlouquecendo. Quanto mais informação eu tiver, melhor poderei me defender do mundo, do cérebro dentro de mim que pode ou não ser igual ao dela.”

Diga o que achou do post

Carina Silva

More about Carina Silva

Leave a Reply