Minhas Próximas Leituras

Eu não sou muito de criar metas de leitura. E muito menos escolher uma ordem de livros que eu vou ler. Sempre que termino uma leitura, acabo começando outra aleatoriamente, e tudo influência na hora da escolha; o momento que estou vivendo, o meu humor… A única vez que tentei me organizar quanto a isso, não deu muito certo. Mas estou tentando novamente, já que tenho muitos livros não lidos (alguns até de parceira) que precisam sair das prateleiras e virem para minhas mãos. Com isso, escolhi minhas 5 possíveis próximas leituras desse mês. Duas delas eu tenho certeza: Em Chamas (porque o filme tá batendo na porta) e A Saga de Orum (que a autora me enviou gentilmente).

pronto

1 – A Lista Negra: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

2 – Paper Town:  Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

3 – Em Chamas: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

4 – A Saga de Orum: Orum está em perigo. Os orixás iniciarão uma guerra de proporções épicas, pois a pedra sagrada do príncipe Oxaguiã está desaparecida. O rei Olorun, buscando o conselho do oráculo Ifá, descobre que somente a antiga raça de guerreiros sagrados da Terra – descendentes dos orixás – será capaz de empreender essa missão. Orunmilá, o feiticeiro, faz uma magia ancestral, e traz para Orum os escolhidos por Ifá: Rick, Verônica e Duda. Três jovens comuns, que do dia para a noite, se veem com a responsabilidade de salvar o mundo. Os três jovens contarão com a ajuda de Lonan, o guardião, que com seu dragão alado os guiará durante toda a missão. Eles vivem muitas aventuras entre as lendas e os mitos africanos, até desvendarem que o verdadeiro culpado está mais próximo do que poderiam supor.

5 – Cadeira de Balanço: Cadeira de Balanço é o rememorar de fatos, é a lembrança clara de vários momentos que vão lentamente voltando a tona, ganhando espaço na vida de uma mulher que vai os tecendo à medida que os relembra, levando-nos em muitos momentos a perguntar se tudo isso é real e se somos parte desse enredo que, com sua verossimilhança, nos deixa com a impressão de termos vivido parte dessa história. A vida que Nivaldo Joaquim empresta a cada um dos seus personagens marca o desenvolvimento da trama. Nesse instante, a obra ganha fôlego e segura o leitor, e o ritmo vai num crescendo constante… e a vida ganha espaço, a cumplicidade se instala em definitivo. Cadeira de Balanço nos apresenta contos supostamente vividos por uma única pessoa, sob uma aura de mistério, deixado transparecer por Luz, uma mulher que traz na face a marca do tempo e que expõe a emoção da sua verdade e da sua alma e nos mostra segredos e sabedorias de quem já viveu muito. Superação é a palavra que norteia toda a obra, é a chave que abre a porta dos sonhos e da realidade. Essa chave está nas mãos de Luz, que passa como um presente a Michael, e ambos, sentados nessa Cadeira de Balanço, têm uma visão maior do mundo.

PS.: As sinopses dos livros foram retiradas da rede social Skoob.

Diga o que achou do post

More about Nicholas Calábria

Leave a Reply