08/09/13
Detalhes que fazem toda diferença

A maioria das pessoas vão ao cinema e não imaginam como pequenos detalhes são importantes. Tudo é considerado e bem pensado. E quando falamos de caracterização de um personagem é muito legal perceber o poder da maquiagem e seus efeitos podem ter para a construção e credibilidade do mesmo.

Eu tenho, por conta da profissão de maquiadora, a mania/obsessão de reparar cada detalhe dos efeitos da maquiagem cinematográfica, não interessa que seja ela de época, com super efeitos ou contemporânea. Acho que a caracterização ajuda a contar muito da história de cada personagem.

Aproveitei que The Hobbit  e Hitchcock, concorreram ao Oscar de melhor maquiagem este ano, para falar um pouco desse tema.

Os efeitos da maquiagem podem intervir de forma sutil apenas complementando características desejadas no personagem. É o caso do Bilbo, o ator Martin Freeman apenas teve alguns atributos ressaltados, como o nariz levemente mais grosseiro, sobrancelhas cheias, linhas de expressão aprofundadas e claro, a orelha característica.

Já no caso do anão Ori, além de aproveitar traços marcantes do ator, grandes transformações foram feitas para adequar a fisionomia as caraterísticas de um anão à la Tolkien. notem os olhos mais juntos, o nariz super avantajado, além de outros efeitos para dar impressão de testa e face mais amplas.

Incrível o trabalho do maquiador Howard Berger. Transformou o inesquecível Hannibal, (Anthony Hopkins) no bonachão Hitchcock.

Incrível a atenção para os detalhes, desde o lóbulo da orelha, formato do nariz, papada, formato dos lábios. cada pequena modificação formou esse conjunto perfeito!

Espero que a minha mania “pegue” e no próximo filme que vocês forem assistir prestem tanta atenção na trama quanto na maquiagem!

*mais sobre o tema, aqui e aqui.

Helena SáPostado por Helena Sá

4 comentários em “Detalhes que fazem toda diferença”

Deixe um comentário