Detalhes que fazem toda diferença

A maioria das pessoas vão ao cinema e não imaginam como pequenos detalhes são importantes. Tudo é considerado e bem pensado. E quando falamos de caracterização de um personagem é muito legal perceber o poder da maquiagem e seus efeitos podem ter para a construção e credibilidade do mesmo.

Eu tenho, por conta da profissão de maquiadora, a mania/obsessão de reparar cada detalhe dos efeitos da maquiagem cinematográfica, não interessa que seja ela de época, com super efeitos ou contemporânea. Acho que a caracterização ajuda a contar muito da história de cada personagem.

Aproveitei que The Hobbit  e Hitchcock, concorreram ao Oscar de melhor maquiagem este ano, para falar um pouco desse tema.

Os efeitos da maquiagem podem intervir de forma sutil apenas complementando características desejadas no personagem. É o caso do Bilbo, o ator Martin Freeman apenas teve alguns atributos ressaltados, como o nariz levemente mais grosseiro, sobrancelhas cheias, linhas de expressão aprofundadas e claro, a orelha característica.

Já no caso do anão Ori, além de aproveitar traços marcantes do ator, grandes transformações foram feitas para adequar a fisionomia as caraterísticas de um anão à la Tolkien. notem os olhos mais juntos, o nariz super avantajado, além de outros efeitos para dar impressão de testa e face mais amplas.

Incrível o trabalho do maquiador Howard Berger. Transformou o inesquecível Hannibal, (Anthony Hopkins) no bonachão Hitchcock.

Incrível a atenção para os detalhes, desde o lóbulo da orelha, formato do nariz, papada, formato dos lábios. cada pequena modificação formou esse conjunto perfeito!

Espero que a minha mania “pegue” e no próximo filme que vocês forem assistir prestem tanta atenção na trama quanto na maquiagem!

*mais sobre o tema, aqui e aqui.

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Realmente grandes mudanças com bela makes.

    * Eu não uso mesmo, só coloco no blog pq é para mostrar para quem gosta! Hits não curto mesmo ainda mais glittões!

    * foi a BF quelida?
    Obrigada pela visita
    Ótima semana para vc!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

  2. Oi, Helena!

    Engraçado como cada um tem suas manias de acordo com a profissão, né? Quando vou ao cinema, fico de olho na fotografia do filme: os filtros, as cores, o posicionamento, mudança de foco, mínimos detalhes cenográficos. Mas confesso que tb fico vidrada na maquiagem pq acho uma arte incrível e transformadora (como vc mesma provou no post). Outra coisa que reparo bastante são os figurinos. Amo!

    Beijinhos.

    1. Sim, presto muita atenção na caracterização toda também, quanto a fotografia, só reparo se é bonita! ahahaah Bjo

Leave a Reply