Doce de leite de leite condensado de CAIXINHA

Ei Garotas,

Ontem comentei no facebook, sobre uma “arte” culinária que estava testando, um monte de formiguinhas ficaram curiosas e querendo saber mais sobre.

Mas esse doce de leite feito de leite condensado é bem comum, a curiosidade foi que eu fiz o método de cozinhar na panela de pressão, com a caixinha de leite condensado. Todo mundo conhece esse truque com a lata, não é?!

O problema é que eu tinha em casa apenas caixinhas, e estava seca de vontade de comer esse doce de leite. Daí comecei a caçar na internet se existia algum jeito de fazer a mesma receita com a caixinha, mas sem causar nenhum acidente ou fazer lambança. 

Encontrei aqui, a pessoa falando para embalar muito bem a caixinha no filme PVC, que é aquele filme plástico. Resolvi arriscar, embalei a caixa umas 30 vezes #loka!

cozinhar leite condensado de caixinha
A foto não ficou boa, mas o doce tá uma delícia!

Doce de leite de leite condensado de caixinha

Você vai precisar de:

  • 1 caixa de leite condensado;
  • 1 panela de pressão;
  • filme pvc;
  • água.

Embale muito bem com filme pvc a caixa de leite condensado, para que o papelão da mesma não se desfaça no cozimento. Coloque a caixa super embalada dentro da panela de pressão, encha a panela de água até o limite marcado dentro dela (limite de segurança). Coloque no fogo para cozinhar. Conte 50 minutos a partir do momento em que a panela começa a fazer aquele barulho de cozimento, depois desligue o fogo e solte o botão de pressão, deixe o ar escapar até o barulho parar. Depois disso, coloque a panela debaixo da água da torneira e deixe esfriar. Abra a panela, pegue a caixinha e coloque na geladeira ou congelador, deixe 1 hora ou mais para o doce endurecer. NUNCA abra a caixa ainda quente!

obs: eu deixei 50 minutos, pois gosto do doce bem cozinho, mais escuro, quem quiser mais clarinho e mole, diminua o tempo de cozimento.

obs2: nunca deixe mais do que 50 minutos, pois quando retirei a caixinha, mesmo com a proteção do filme, ela estava começando a abrir, não atrapalhou em nada, mas acho que se deixasse mais tempo, teria vazado doce. 😛

Agora é só colocar em prática e atacar! hummm

Bjo!

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Nem sou formiga senti o cheirinho e vim correndo!!kkk
    Que dica maravilhosa
    Passando para desejar
    BOA sexta feira! ♥
    ♥ Beijos coloridos

  2. Pô,Garota Rosa Choque! Está com cara de caquinha de neném…

  3. Mais fácil e barato comprar a lata.
    Mas se é questão de síndrome de abstnência tá certo.

  4. Querida dá próxima que der um desespero desses faça o seguinte: pegue um vidro de conserva ou outro tipo de pote de vidro ou mesmo inox, louça, desde que seja tampado, mesmo esquema da lata daí,e pronto assim vc n gasta pvc e ajuda o meio ambiente com menos pvc no lixo….

    abraço lindo blog 🙂

    1. Camila, a sua ideia parece boa, mas só parece, acredito que o tempo de cozimento deve no mínimo dobrar dessa forma, isso faz com que a água que a panela de pressão comporta não seja suficiente para cozinhar o doce. Além disso, potes em que restem ar junto com a caixa de leite condensado, correm mais risco de explodir. Ou seja, aumenta o risco de acidentes, gasta mais gás e no final, o filme a mais é o de menos.

      Um detalhe fora do assunto, no final do post está meu nome, que é HELENA. Por isso, vocativos como querida, são desnecessários e aparentam deboche. Da mesma forma que tive a atenção de verificar seu nome e te tratar por ele, você como pessoa esclarecida e preocupada com o meio ambiente, certamente teve dispensada a vc, educação suficiente para tratar as pessoas pelos seus nomes, principalmente se não as conhece, nem tem intimidade para tratar de querida e outros vocativos parecidos.

      Abraço e obrigada pelo elogio ao blog! 🙂

      1. Oi Helena, eu faço o que a moça aí em cima disse, mas acho que ela esqueceu de explicar direito. Você precisa tirar da caixinha, despejar no vidro de conserva, forrar laterais e fundo com pano de louça, completar com água. Depois que a panela pegar pressão, conta 20 minutos e desliga. Essa idéia é legal se vc quiser cozinhar aqueles doces de leite saborizados, com ameixa, coco, etc 🙂

        1. Helena Sá

          Olha que legal, obrigado por explicar tão direitinho, quando tiver com vontade de doce vou testar sua dica! 😉

  5. Gnte, eu tb adoro doce de leite de panela de pressao. Como recheio de bolo, entao?!!
    Mas sera q nao solta toxinas nao?

    1. Oi Mariana, a estrutura da caixa se mantém intacta. bjo

  6. Olá Helena adorei a dica sempre me perguntei se havia algum jeito de fazer o doce de leite com caixinha…
    agora que achei vou fazer nas horas de abstinencia rsrs. bjo.

    1. ahaah que bom que ajudei, Daniela! bjo

  7. Obrigada pela dica Helena , estava para fazer um Pave aqui em casa com minha mulher , porem fomos no mercado e compramos a caixinha , esquecemos que iria na panela de pressão e procuramos no google , kkk achamos seu blog ,nossa seu blog nós ajudou muito , obrigado !

    1. Que bom Leandro, esse pave deve ter ficado uma delícia! 🙂

  8. Deu medinho, mas deu tudo certo. valeu pela dica!
    Sucesso para o seu blog! Beijos…

  9. Oi!Boa tarde! hoje é domingo e resolvi um fazer um docinho de sobremesa e só tinha leite condensado em caixinha,resolvi pesquisar na net pra saber teria como fazer doce de leite com leite condensado em caixinha;Então achei esta receita entre outras e resolvi faze- lá, só que embalei a caixinha com papel alumínio e após plastico filme umas 2 vezes e deixei somente 30 minutos, pois não queria um doce tão consistente, retirei da panela de pressão e deixei embaladinho aguardando esfriar naturalmente (se quiser coloque no congelador); Resultado: um doce de leite maravilhoso pastoso.”DELÍCIA”.

  10. nossa eu estou com medo de nao dar certo ..e estragar
    eu estou com muita vontade de comer

  11. nossa ficou perfeito…muito boom

  12. Tava com medo, pq sou a medrosa da panela de pressão, pra mim ela é um mal necessário rsrsrs mas fiz, e deu CERTO! Deixei só meia hora, ficou clarinho e molinho! Poderia ter deixado os 50 min mas tive medinho! Da próxima vou deixar mais tempo! Valeu pela dica maravilhosa!

  13. Olá Helena, adorei esta ideia, comprei uma caixa de leite condesado 27 caixinhas, e eu precisava de doce tb, vou experimentar. Obrigada pela dica.

    1. Helena Sá

      Que bom que ajudei, Amanda! bjo

  14. Muitooooo obrigada pela dica.
    Ameiiiii.

    Bjs
    Gabriela
    Navegantes/SC

    1. Helena Sá

      Quem bom Gabriela! Volte sempre!

  15. FIZ E APROVEI FICOU OTIMO , GOSTEI MUITO OBG BJSSSSSSSSSSSSSSSS

    1. Helena Sá
  16. Estou experimentando agora com muito medo! Mais deve ser uma delicia!

  17. Vou embrulhar no papel aluminio kkk

    1. Helena Sá
  18. Olá.. Helena adorei a dica pois estava mesmo procurando se havia uma forma para realizar o cozimento do leite condensado de caixinha,mas confesso que fiquei com um pouquinho de medo da
    caixinha se abrir e derramar tudo na agua.

    Tenha uma ótima tarde.

    1. Helena Sá

      Olá Daniela, também tive esse medo quando fiz a primeira vez, mas te falo que se embalar bem, não vaza! bjo 🙂

  19. Oi Helena, estou a fazer o na caixinha e enrrolei ele bastante no PVC, acredito que irá dar certo.
    Blog incrível amei

    1. Helena Sá
  20. |Eu nem conhecia teu site, achei por acaso pela internet e amei bastante. Mantenha desta maneira!

  21. See n tivero papel de PVC,posso enrolar no papel aluminio

  22. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites
    e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo, adorei.

    obrigado pelas informaçoes.
    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

    Also visit my blog post … doces finos maringa

  23. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre isso, li varios sites
    e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e exelente, muito bem feito e explicativo, adorei.
    obrigado pelas informaçoes.

  24. Obrigado pelo artigo gostei bastante.
    Muito interessante mesmo! Continue com o bom trabalho!

Leave a Reply