Para inspirar – Olhos encapsulados

Oi Garotas,

A inspiração essa semana é para quem, como eu, tem olhos encapsulados.

Mas o que é isso? Sabe aqueles olhos, geralmente pequenos, que tem aparência inchadinha, como se a pessoa tivesse acabado de acordar? É deste tipo de olho que estou falando.

Nos olhos encapsulados (hooded eyes), a pálpebra móvel além de pequena, fica completamente ou quase totalmente encoberta pelo restante da pálpebra, ou seja, a parte acima da pálpebra móvel.

Por isso tudo que expliquei, nos olhos encapsulados, não há um côncavo aparente, obviamente ele existe também nesses olhos, mas fica encoberto por esta parte “inchadinha”.

Sei que muita gente que possui olhos neste formato tem dificuldades para fazer uma make bonita, que destaque e valorize o olhar, pensando nisso, separei algumas inspirações de atrizes e modelos lindíssimas que possuem olhos encapsulados e que nem por isso deixam de arrasar na make.

Vejam o exemplo da Ana Torv ou Olivia Dunham, para os íntimos. Ela está sempre com uma make bem leve, aliás, é a mais básica dos exemplos que seguem. Para destacar o olhar ela sempre apela para muita máscara de cílios, as vezes um delineado somente superior e iluminação do olhar.

Olhem a gracinha, (Hebe feelings), da Emma Stone. Ela também apela para os cílios e para o delineado, mas também usa makes escuras ao redor dos olhos, mas sem subir além da parte gordinha, perceberam? Isso tem um motivo, se você sobe a sombra para a parte proeminente, dá um aspecto carregado, pesado, deixa o olhar ainda mais fechado e com aparência cansada.

Um exemplo nacional, a Gisele também é outra que no seu dia a dia, prefere muita naturalidade, na primeira foto dá para notar o que eu disse no início, que esse tipo de olhos aparenta um olhar de “oi, acabei de acordar”.  É muito importante nesses olhos, iluminar o canto interno, a partir dessa iluminação os olhos aparentam estar mais abertos, mais vivos.

Outra coisa legal de se perceber, para fazer uma make escândalo nesse olho, o melhor é ao invés de subir a sombra, é puxá-la para o canto externo, num olho mais gráfico, como nas 2 últimas fotos da Gisele.

Uma representante morena e de olhos castanhos, Eva Mendes, também usa preto e tons marrons ao redor dos olhos, as vezes puxando no canto externo para valorizar o olhar e tirar o foco da parte gordinha acima da pálpebra móvel. Ela também usa os cílios destacados, com muita máscara ou até mesmo postiços.

Para finalizar, tinha que ser com ela, Blake Lively, orgulho para a toda uma horda de mulheres com olhinhos encapsulados. Essa sabe valorizar a make e tirar proveito de seus olhos. O maquiador da Serena, com certeza ela também, usam todos os truques mais legais para valorizar o olhar dela. 

Tem cílios bem marcados, iluminação no canto interno dos olhos sempre muito linda, com tons champagne e até mesmo dourado, como na foto que ela está com esse batom fuschia, maravilhoso.

Aliás, é super legal quem tem esses olhos, usar batons coloridos, rosas, vermelhos, vinhos, laranjas…, isto pois os olhos encapsulados não dão oportunidade de destacar cores e mostrar degradê de sombras, já que a pálpebra e o côncavo ficam escondidinhos.

Espero que todas essas dicas, de quem fala com propriedade sobre o assunto, pois eu tenho olhos assim, tenham ajudado.

Vejo muitas meninas com esse formato de olhos tentando fazer maquiagens ultra coloridas, com degradê de cores, subindo a sombra acima do côncavo para a cor aparecer e fazendo outros estilos de maquiagem que na grande maioria das vezes não favorece e não combina com seus olhos. Resultado, uma menina bonita, que se desvalorizou com uma maquiagem que seu biotipo não suporta e ficou com cara de drag queen! :s

Quando isso acontece procure pensar o seguinte: você quer ser um expositor de sombras e cores, ou quer que a maquiagem te valorize? #reflita

Bjo!

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Falou e disse!
    Emma e Lively são referências de estilo, todo mundo copia as maquiagens, mas na hra de maquiar uma pessoa com os olhos assim, caga tudo…
    “Talento” que chama

    1. Sim! Maquiador que se preze maquia qualquer tipo de olhos e não tem medo de sair da zona de conforto! =)

  2. nossa adorei…meu olho tb é encaapsulado e sempre tive dificuldade de fazer make mesmo!

    1. Que bom Patricia, em breve farei uma make nos meus olhos para vocês se inspirarem!
      bjos

  3. Ana Torv é linda demais *-*
    Não tenho muito problema quanto ao tamanho do olho… ele dá pra trabalhar tranquilamente tanto com degradês, quanto com algo mais natural… o que eu sinto é que como eu tenho um certo volume de bochechas, alguns tipos de maquiagem fazem com que meus olhos pareçam mais juntos do que realmente são… não sei explicar direito, mas maquiagens muito arredondadas fazem isso… por isso sempre que eu faço um delineado, tento puxar pelo menos um tiquinho, e caprichar no rímel… sinto que disfarça esse efeito das bochechas, haha!
    Não sei se isso acontece comigo por incompetência né!? mas eu jogo a culpa nas bochechas, hahaha 😀

    1. Ahaha Mylena,
      Vc tem que iluminar bem o canto interno dos seus olhos, para “separar” um pouco, no caso das bochechas, faça um blush mais puxado em direção as têmporas, e se souber, um contorno mais escuro abaixo do blush =)
      bjos

  4. Meu olho é assim e fico chateada, só porque adoro makes com sombra caprichada… =/
    mas acabei de descobrir que faço errado: eu passo pra cima do côncavo oO
    só que nunca achei que ficou estranho, acho que é porque além de encapsulado, meu olho é pequeno, e mesmo eu passando mais pra cima não aparece (mesmo porque eu passo só um tiquinho a mais!). E como eu adoro um delineador, a sombra praticamente não aparece.

    acho que vou tirar uma foto da minha make e te mandar, posso? Aí você me fala se tá certo ou não!

    beijo!

    1. Pode sim Carol, mas normalmente quando não fica exagerado, é pq a parte de cima não é tão proeminente, ela encobre a pálpebra, mas não é gordinha, como nos exemplos do post, daí subir a sombra não fica estranho!
      Pode mandar sim!
      bjos

  5. adorei o post
    meus olhos tbm são assim, não chegam a ser totalmente, mas são e na hora de fazer a maquiagem eu tenho q tomar cuidado mesmo
    mt boas as dicas e ótimas inspirações

    bjs!

  6. adorei o post
    meus olhos tbm são assim, não chegam a ser totalmente, mas são e na hora de fazer a maquiagem eu tenho q tomar cuidado mesmo
    mt boas as dicas e ótimas inspirações

    bjs!

    Mari Veiga on 21 de junho de 2012 at 23:18 said:

    Que bom que gostou, Mari!
    bjos

  7. Oii Helena, muito bom o post e as dicas, curti muito…a maioria das clientes que pego pra maquiar tem esse tipo de olho.
    Bjãooooooooooooooo
    FER

    1. Obrigada Fer, que bom que gostou, vou sempre lá conferir suas makes! Bjo!

  8. Adorei o post! Sempre tive vontade de fazer maquiagens mais elaboradas mas com meu “olhinho” não dá, tenho muita pele e concavo que é bom nem chega perto de aparecer, fora q sou bochechuda. Já viu o meu desespero. 🙁 Eu desití e começei a fazer maquiagens mais simples mesmo, e tentar focar pros lábios ou outras partes. #drama
    A Anna Torv é linda d+! *.* Adoro o seriado e as makes dela são a minha cara, ctrl c em tudo! hehehe
    BJU

    1. Somos gêmeas!ahahaa também tenho olhos assim e sou bochechuda! 😛

      Adoro fazer makes elaboradas nas clientes, mas em mim trabalho mto mais a pele e a boca, como vc!

      bjos

  9. Nossa que legall…
    Desde as fotos, o texto.. tudo bem claro e direto..
    admiro blogs assim!!!
    simplismente, AMEI…. espero estar sempre acompanhando!!!
    beijos…

    https://costumesfemininos.blogspot.com.br/

    1. Obrigada Karla,
      Continue aparecendo, esse é o primeiro de uma série de posts com dicas desse tipo!
      bjos

  10. Helena, foi o melhor de todos os posts até hoje!!!!!!!!rsrsrsrsrs, também tenho os olhos assim.
    Seria ouro sobre o azul se viessem postagens mostrando a maquiagem para esse tipo de olhos!
    Notei que a maioria das sobrancelhas são levemente arqueadas, como no segundo quadro de fotos, que acho que é para levar um pouco o olhar e faz diferença.
    Vou reler todo o post novamente.
    obrigada por partilhar essas preciosidades, estou aprendendo um monte aqui!
    Um sábado maravilhoso para vc!!!!!!!!

    1. Obrigada Hélia!
      A ideia é fazer sempre 1 post com dicas por semana! Isso da sobrancelhas é verdade, levanta o olhar, mas em mim não gosto de arquear mto…
      Bjo e um ótimo sábado pra vc tbm!

  11. Olá,aamei o post!Me ajudou muito.
    Se não for atrapalhar, gostaria de pedir um tutorial para noite para quem tem os olhos encapsulados. 🙂

    1. Oi Larisse, em breve vai rolar esse tutorial, acho que semana que vem entra!
      bjos

  12. […] olhos ao mesmo temo caídos e encapsulados (será um exemplo hoje), ou fundos e caídos, juntos e encapsulados, separados e proeminentes… e aí vai, com várias combinações de 2, 3 ou mais tipos de […]

  13. […] Mas voltando ao tema, é um smokey eyes simples, mas com esfumado horizontal, para ficar bem em olhos encapsulados, lembram que prometi fazer makes para esse tipo de […]

  14. […] acima do côncavo, deixando só uma pequena linha antes da sobrancelha. É uma boa para quem tem olhos encapsulados, pois assim as pessoas veem sua make mesmo quando você está de olhos […]

  15. […] um pouco com as linhas do delineado. Apesar de parecer super chamativo, como meus olhos são encapsulados, quase só se vê a pontinha do delineado, para aparecer bem assim nas fotos, eu tenho que levantar […]

  16. Não sabia que tinha esse tipo de olho…é o meu…rsrs

Leave a Reply