Pão de Queijo

Olá!

Aqui estou eu, Tâni, ressurgindo das cinzas como uma fênix! (¬¬)

Peço perdão pela ausência! Mas, apesar de ter voltado, não será como antes, toda semana. Mas pretendo ainda me dedicar, ainda mais agora que tenho fogão novamente! Eeee! \o/

Enfim, vamos a receita?

Acontece que no meu aniversario (que já foi faz um tempinho) decidimos fazer uma das coisas que eu mais gosto de comer… Pão de queijo!! *0* Ow comida dos Deuses!!

Essa é uma receitinha da minha mãe, que já viveu em Minas!

PÃO DE QUEIJO

Ingredientes:

-1 kg queijo Minas meia- cura ralado (grosso) (Esse é um problema pra achar longe de minas, mas é o ideal. Acredito que queijo colonial do sul funcione, mas não testei ainda.)

-320 g de polvilho doce ou azedo (de preferência o azedo)

-1/5 de tablete de manteiga (1 colher- sopa de manteiga)

-2 ovos

-1 colher-chá. cheia de sal (atenção, a massa crua fica bem salgadinha. Eu pus -menos sal na primeira fornada e depois de assar ficou meio sem gosto.)

-1 colher-chá cheia de açúcar (Eu fiz sem açúcar porque sou fresca, hehe)

– leite até dar o ponto

Como faz:

Não precisa escaldar o polvilho como em outras receitas. Amornar 1/2 copo de leite e dissolver a manteiga, o sal e o açúcar. Coloque o polvilho numa vasilha (eu passei na peneira apertando pra diminuir o numero de pelotinhas) e adicione os ovos inteiros, misturando com as mãos. Em seguida, a mistura de leite. E então, o queijo misturado bem e esmagando com as mãos. Se necessário adicionar mais leite aos poucos para dar o ponto até poder formar bolinhas e soltar das mãos.

(Posso dizer que é uma sensação muito boa enfiar as mãos nessa massa)

Coloque as bolinhas no freezer por 30 min. Esquente bem o forno e coloque para assar, baixando o forno para temperatura média e deixe até dourar.

Quando eu fiz, cometi alguns errinhos… D=

Primeiro, nunca havia feito pão de queijo antes, então não sabíamos a consistência exata, e acho que colocamos muito leite inicialmente, ai ficou muito mole. Ai o Namorado cabeça dura ficou insistindo pra eu colocar mais e mais polvilho, então eu cabeça dura n°2 fui adicionando mais a mais queijo com medo que ficasse aqueles pão de queijo que mais parece biscoito de polvilho. Por fim, achou que isso (obviamente)” bugou” um pouco as proporções, alem de ter dado muitaa massa. >< Ow noobs!

Ainda por cima, esqueci de colocar no freezer, ai quando foi assar a primeira fornada, a massa espalho e viraram umas bolachas fofas de queijo! Jhajiaa e Faltou sal!

 

(“bolhachas fofas de queijo sansas)

Sendo assim, depois de adicionar mais sal ao resto da massa, eu tentei primeiro coloca-lo em forminhas de cup-cake, o que também não rolou porque eles ficaram bem grudados no papelzinho…

(não coloquem nos papeizinhos de cupcake, se não quiser comer um pouco de celulose!)

Por fim espalhei a massa numa forma, e depois de assar cortei pedaços, e ficou tipo um bolo de queijo!

(Foi devorado! Ainda sim, achamos que ficaria melhor em bolinhas porque da pra ficar com a casquinha mais crocante e o recheio pucha-pucha)

Mas gente, relaxa, porque se vocês seguirem a receita a cima certinho, vai dar certo. Há, mais uma prova que a gente tem que ouvir a mãe… hehe

Ainda com esses erros de amadora, posso dizer que o pessoal aqui teve uma bela overdose de Pão-de-queijo!!! Ou seja, ficou bom, mesmo que pudesse ficar ótimo! ^^

É isso, tomara que curtam!

Diga o que achou do post

Helena Sá

More about Helena Sá

A Garota Rosa Choque, treinadora de unicórnios, adora colorir a pele e os cabelos. Humana do Jimmy, canceriana em sol e ascendente. Don’t cal me flor, amor, querida...

Comments

  1. Nossa, minha mãe tb é muito boa em pães de queijo! Moro longe dela por isso aqui em casa só tem quando ela manda congelado! hahahaha
    Adorei, vou tentar!
    beijo!

  2. Que delícia como toda mineira eu gosto mas tem alguém aqui em casa que ama!
    Boa semana
    ♥ Beijos coloridos!

  3. Hm, delicia !
    Ainda bem que sou mineira e tenho a oportunidade de comer sempre (:

  4. Nossa, eu senti o cheiro daqui, sério!

Leave a Reply